TENDÊNCIAS

Quais são as tendências para o mercado de móveis sob medida?

Não há dúvidas de que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis, sobre matérias-primas utilizadas e as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho, que são variadas, com diversas funções, e exigem conhecimentos sobre sua operação. Entretanto, além desses conhecimentos, o marceneiro precisa saber como ler, analisar e interpretar um projeto.

Confira as tendências e as oportunidades de mercado no setor de móveis planejados!

Móveis personalizados

Fazer móveis personalizados é projetá-los de acordo com o desejo do cliente. Várias técnicas de customização podem ser aplicadas para dar o toque de estilo requisitado, tais como decoupage, aplicação de vinil, revestimento com tecido ou entalhe em madeira, entre outros. Dessa forma, para conquistar uma parcela maior de mercado, várias empresas investem na fabricação de móveis que levam em consideração a identidade do contratante, ao passo que, praticamente, a ideia do projeto fica por conta do cliente enquanto a empresa apenas a adequa tecnicamente e a executa.

Mobiliário multifuncional

Com a população das cidades aumentando muito rápido nas últimas décadas, o tamanho dos imóveis foi reduzindo para que um número maior pudesse ser construído. Dessa forma, residências e pontos comerciais passaram a contar com pouco espaço interno, o que motivou o desenvolvimento de móveis multifuncionais, os quais de adaptam em cantos antes não aproveitados e, ainda, com vários compartimentos embutidos, de modo a oferecer mais opções para a organização do ambiente.

Ambiente mais integrado e descontraído

Um ambiente de trabalho que promova a unificação da equipe, sem separá-la em cubículos ou por divisórias, melhora a qualidade de vida dos funcionários, uma vez que diminui a pressão das responsabilidades e melhora o convívio no espaço laboral. Assim, essa nova configuração nos locais de trabalho exigem, também, mobiliário adaptado e que atenda as necessidades da organização.